terça-feira, 19 de julho de 2011

Novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Cumbica

O novo terminal do aeroporto de Cumbica (Guarulhos) em São Paulo deve sair do papel para a Copa de 2014. A forma em "T" na configuração de finger era exigência da Infraero. O Escritório Biselli + Katchborian Arquitetos em parceria com a arquiteta Gicele Alves apresentaram uma estrutura simples e fácil de ser executada. Praticamente todo o terminal ira utilizar estrutura metálica e elementos pré-fabricados, o que deve agilizar a obra, visto que já estamos há 3 anos da Copa.


“A estética das aeronaves é impressionante. Quando a gente se aproxima do universo da aviação, não tem como não se envolver e tentar transpor aquilo para a arquitetura. Foi assim com Florianópolis e, agora, com Cumbica”, declara o arquiteto Mário Biselli, do escritório Biselli + Katchborian Arquitetos.

A cobertura ondulada permitiu grandes beirais que garantem eficiência energética a construção. Serão usados painéis de vidro com 100% de transparência na vedação da edificação permitindo assim a entrada de luz natural difusa. Alem disso, clarabóias deixarão que o interior do terminal também se beneficie da luz natural.





Uma nave central é a espinha dorsal da edificação de metal de 230 mil m², que apresenta impressionante cobertura única formada por treliças de aço inseridas paralelamente a cada 15 m ao longo da curvatura sutil.




O novo terminal de passageiros (TPS3) deve atender a demanda de 19 milhões de passageiros/ano, quase o dobro do atendido pelos TPS 1 e 2 juntos hoje! Para disso, deverão ser realizadas obras de ampliação das pistas para pousos e decolagens após a Copa de 2014. Para a Copa 40% das obras das pistas estarão comcuídas, ampliando em 10% a demanda atendida pelos 3 terminais juntos.


Projeto Biselli + Katchborian Arquitetos e Arquiteta Gicele Alves
Terminal de Passageiros 3 - Aeroporto de Cumbica
Guarulhos - SP